1 |
Qual é, logo, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?
|
2 |
Muita, em toda maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas.
|
3 |
Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus?
|
4 |
De maneira nenhuma! Sempre seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso, como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras e venças quando fores julgado.
|
5 |
E, se a nossa injustiça for causa da justiça de Deus, que diremos? Porventura, será Deus injusto, trazendo ira sobre nós? ( Falo como homem.)
|
6 |
De maneira nenhuma! Doutro modo, como julgará Deus o mundo?
|
7 |
Mas, se pela minha mentira abundou mais a verdade de Deus para glória sua, por que sou eu ainda julgado também como pecador?
|
8 |
E por que não dizemos (como somos blasfemados, e como alguns dizem que dizemos): Façamos males, para que venham bens? A condenação desses é justa.
|
9 |
Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma! Pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado,
|
10 |
como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.
|
11 |
Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus.
|
12 |
Todos se extraviaram e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.
|
13 |
A sua garganta é um sepulcro aberto; com a língua tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo de seus lábios;
|
14 |
cuja boca está cheia de maldição e amargura.
|
15 |
Os seus pés são ligeiros para derramar sangue.
|
16 |
Em seus caminhos há destruição e miséria;
|
17 |
e não conheceram o caminho da paz.
|
18 |
Não há temor de Deus diante de seus olhos.
|
19 |
Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.
|
20 |
Por isso, nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.
|
21 |
Mas, agora, se manifestou, sem a lei, a justiça de Deus, tendo o testemunho da Lei e dos Profetas,
|
22 |
isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem; porque não há diferença.
|
23 |
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus,
|
24 |
sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus,
|
25 |
ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;
|
26 |
para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
|
27 |
Onde está, logo, a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não! Mas pela lei da fé.
|
28 |
Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei.
|
29 |
É, porventura, Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente.
|
30 |
Se Deus é um só, que justifica, pela fé, a circuncisão e, por meio da fé, a incircuncisão,
|
31 |
anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma! Antes, estabelecemos a lei. |